Inicio / Super Mouse / Publicação 5

Publicação 5

O horário é péssimo, mas, acredite, o esforço valerá a pena. A HBO Plus exibe na madrugada de sábado, às 4h30 (veja outros horários aqui) o filme “All That Jazz” (1979), de Bob Fosse. É uma chance rara de ver um dos melhores filmes dos anos 70 e lembrar a genialidade de um cineasta de que pouco se fala hoje em dia.

Fosse (1927-1987) foi coreógrafo, dançarino, ator e roteirista. Dirigiu cinco filmes, sendo que pelo menos quatro são extraordinários: “Cabaret” (1972), “Lenny” (1974), “All That Jazz” (1979) e “Star 80” (1983). “Lenny” é um de meus filmes prediletos, e escrevi aqui no blog sobre “Star 80” (leia aqui).

“All That Jazz” é uma história autobiográfica sobre a vida de Fosse enquanto editava “Lenny” e, simultaneamente, montava a produção do musical “Chicago” na Broadway. Roy Scheider (“Tubarão”) interpreta Joe Gideon, alter ego de Fosse, um coreógrafo e cineasta viciado em fama, mulheres, sexo e drogas.

Como a maioria dos filmes de Fosse, a trama intercala temas como a busca pela fama, a vacuidade de Hollywood e o culto a celebridades a sequências oníricas de puro surrealismo e inventividade, sempre coreografadas com maestria.

A primeira sequência do filme é primorosa, quase oito minutos sem diálogos mostrando o processo de seleção de dançarinos para um musical. A montagem (de Alan Heim, parceiro habitual de Fosse) e a maneira como Fosse usa o som e coreografa suas cenas deveriam ser estudados em escolas de cinema.

Em “All That Jazz”, Fosse lida com a própria mortalidade e, de certa forma, antecipa o que iria acontecer com ele oito anos depois, quando morreria de um enfarte fulminante, aos 60 anos.

O filme marcou muita gente. Stanley Kubrick chegou a dizer que era um dos melhores filmes que havia visto. No documentário “A Personal Journey Through American Movies” (1995), Martin Scorsese destacava “All That Jazz” (veja a partir de 13m25s)

Un comentario

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *